Avaliação de disponibilidade hídrica para utilização de águas subterrâneas no contexto da agricultura

Coleta e análise de dados secundários - Testes de bombeamento - Análises hidroquímicas - Levantamento geofísico (eletrorresistividade) - Balanço hídrico detalhado -Formulação de estratégias para o abastecimento hídrico da operação

Odemira - Portugal

No atual contexto de mudanças climáticas onde a escassez hídrica se já fez presente em diversos tipos de operação, a avaliação da disponibilidade hídrica e formulação de estratégias para manutenção do abastecimento, principalmente em áreas agrícolas, se faz mandatória para continuidade dos negócios.
Nesse cenário a ADDA, em consonância com sua abordagem de análise crítica e execução de estudos específicos ao problema do cliente, oferece soluções no campo dos recursos hídricos que promovam a resiliência ao abastecimento de água em plantações de culturas diversas.
Nesse case a ADDA foi demanda a avaliar a disponibilidade hídrica de uma área de plantação de bluberry na região da costa mediterrânea de Portugal, bem como indicar novas fontes de abastecimento de água.
A avaliação inicial indicou que a fonte adicional de água mais promissora era a explotação de água subterrânea, já utilizada de forma incipiente pelo cliente. A partir disso a equipe da ADDA planejou e executou os seguintes serviços: levantamento e análises de dados secundários/bibliográficos, compreensão em detalhe do método produtivo empregado na plantação, levantamento das principais feições geológicas e hidrogeológicas em campo, inventário de pontos d’água na região de estudo, realização de ensaios de bombeamento em poços previamente instalados, levantamento geofísico através do método de eletrorresistividade (ER), estabelecimento do modelo conceitual hidrogeológico, construção de um balanço hídrico detalhado da propriedade e formulação de três cenários futuros sobre as condições de abastecimento hídrico da propriedade.
A partir dos trabalhos de campo e escritório foi possível identificar os principais de fragilidade e resistência da operação no que tange ao abastecimento e resiliência hídrica. Baseado nisso foram propostas diversas estratégias e ações que viabilizassem o uso eficiente e sustentável dos recursos hídricos, permitindo, por ser uma questão chave da operação, que o planejamento estratégico do cliente se assentasse em bases seguras e previsíveis.

Entre em contato