Implementação de medidas contra erosão do solo e assoreamento de curso d’água e avaliação da qualidade da água em empreendimento imobiliário

Controle de erosão - Empreendimento imobiliário - Geotecnia - Complexo residencial - Assoreamento - Sedimentos - Avaliação ambiental - Análises químicas

Santana do Parnaíba - SP

Com a expansão das zonas urbanas, a construção civil de empreendimentos imobiliários enfrenta terrenos cada vez mais adversos em termos de geotecnia e hidrologia. Este cenário resulta na crescente atenção do poder público às obras de grandes complexos residenciais em zona urbana.
Dentre os novos desafios a serem superados pelas equipes de engenharia está a elaboração de medidas para proteção de cursos d’água dos sedimentos e contaminantes da obra e a comprovação da manutenção da qualidade dos cursos d’água antes, durante e depois da obra.
Neste contexto, a parceria da ADDA com o time de engenheiros civis de uma construtora considerada dentre as cem maiores do país resultou em um plano de medidas geotécnicas eficaz e alinhado com a realidade da obra para a contenção dos sedimentos removidos por ação da água da chuva e do escoamento superficial no interior da obra e que por fim acabavam por assorear os cursos d’água do entorno.
Em paralelo ao acompanhamento da implementação deste plano, a equipe ADDA elaborou um estudo contemplando a caracterização hidroquímica do curso d’água de acordo com as legislações vigentes e o mapeamento de outras potenciais fontes de contaminação.
A comunicação constante e apresentação final deste estudo para o poder público, em parceria com a equipe da construtora, levou à chancela da metodologia e consequente atendimento dos questionamentos do poder público.
Dessa forma os envolvidos obtiveram um cenário fidedigno sobre a condição ambiental da área e o consenso de que as obras avançariam de forma segura e previsível.

Entre em contato